terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Música – É Lady GaGa ou não é gaga?

Estou aqui, estreando esse blog, e não podia falar de um assunto diferente senão minha teoria maluca da gagueira de Lady GaGa. É o tipo de leitura pra quem não tem mais o que fazer da vida, tipo eu, mas no caso, ao invés de ler, estou escrevendo. Se você, caro leitor, chegou até essas linhas de meu texto e ainda não perdeu a paciência com o próprio, pensando coisas como: “Pqp, mas que m***** de texto que não vai acrescentar nada na minha vida” [setinha do mouse clicando no X da página], continue por aqui, pois pior do que isso eu creio que não consigo fazer.

Então, um bom fã de Lady GaGa sabe que o nome “GaGa” veio por causa da música “Radio Ga Ga”, da banda Queen. Bem, o nexo da música com a dita cuja, eu sei lá. Até pretendo explorar tais ramos pro final do texto (assim ele vai parecer mais culto), porém pra ter certeza da ligação entre a diva e a música do Queen é preciso ser mais do que um bom fã, coisa que eu não sou, valeu?

O que realmente importa (ao menos para que eu progrida no texto) é que, antes da minha pessoa descobrir o motivo para o nome artístico da cantora, costumava ter alguns momentos de devaneios [jura?]. Nessas ocasiões onde me abstraía do mundo, durante uma música de GaGa, ou não (sim, sou meio autista), cheguei a incrível teoria que de alguma forma ela sabia o significado da palavra “gaga” em nossa língua. É, isso mesmo, o último pronome pessoal reto de terceira pessoa do singular que usei refere-se à Lady GaGa, pode acreditar. Ela tinha que saber! Afinal, só assim tudo fazia sentido… o nome artístico “Lady GaGa”, escolhido pela própria (penso eu), era como uma forma de lançar ao mundo um enigma foda! [eu bem queria usar outro adjetivo que soasse melhor, mas não tenho um vocabulário tão vasto] Agora, pasme: o mais incrível e foda de tudo é que tal enigma só poderia ser desvendado por falantes da língua portuguesa!

Caralho, eu sou um gênio!

Tá, eu avisei desde o começo, desde a primeira postagem, que preferia gastar meus super neurônios com besteiras. Você que escolheu continuar. E pode falar, eu sei que esse mundo é bem grande, não fui o único ser que pensou nisso.

De qualquer forma, faz sentido. São tantas as músicas que têm trechos de gagueira: “ju-ju-ju-just dance”; “my poker face, my po-poker face”; “papa-paparazzi”; “roma-roma-ma”; “ale-alejandro, ale-alejandro”; “he ate my heart, he a-a-ate my heart out”; “that boy is a monster, m-m-m-monster”…

O único problema de toda essa teoria é: por que diabos a Lady GaGa traria um enigma ao mundo? Além do mais, o que ela ganha com isso? Se é um enigma, qual é a resposta?… A-ha! Ela é gaga! Frustrada desde o início de sua infância por não arrumar um namoradinho na escola, ela quer acabar com esses preconceitos contra os gaguinhos. E que forma é melhor de mostrar ao mundo que gago também é gente do que sendo uma cantora gaga super putona e famosa? Oras, eu disse que sou um gênio.

Brincadeiras à parte, aposto que vindo dela deve existir um motivo especial pro nome “GaGa”, sim. Apenas analisando um pouquinho a letra de “Radio Ga Ga” (e olha que eu nem sou bom em interpretação de textos), dá pra ver que a música fala de como o rádio foi importante para o crescimento de milhares de pessoas e como ele foi, infelizmente, ameaçado pelo surgimento de novas tecnologias, no caso, a televisão. Com a TV, o público passa a se interessar mais por shows e vídeos do que pelas canções e programas das rádios. “How music changes through the years” (“como a música muda através dos anos”), diz a letra.

Bem, se a GaGa gosta ou não gosta do bom e velho rádio, eu não faço a menor idéia. Mas acredito que sua bandeira seja bem essa… mostrar ao mundo como a música muda com o passar do tempo. Independente de você gostar de pop, axé, sertanejo ou rock, o que importa é estar aberto à mudança. E eu digo ao leitor: seja ela qual for.

Um comentário:

  1. "Caralho, eu sou um gênio!"
    cara lho tu é um nerd!
    amei teu blog pô
    muito engraçado. é eu tbm refletia sobre o nome de lady gaga.
    bjus! sucesso pra ti!
    dahuma olhada no meu blog tbm

    http://kah-lima.blogspot.com/

    ResponderExcluir